ISO 9001

A intensão desse post é trazer informações sobre a ISO 9001 e os benefícios que este sistema de gestão conduz!

A seguir confira respostas a questionamentos frequentes sobre o tema, que foram respondidas pelo nosso Coordenador de Qualidade Weiner Arruda.

 

A ISO 9001 NA PRÁTICA
Qualquer empresa que deseja melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada pode implantar a ISO 9001, não importa o tamanho ou o setor de atuação.

– O que é a ISO 9001 e qual o seu objetivo?

A ISO 9001 reúne um conjunto de requisitos, técnicas e ferramentas, a fim de padronizar procedimentos relacionados a produtos e serviços. Os requisitos da ISO 9001 podem ser adotados por qualquer companhia, desde as grandes até as menores, e adaptado para todo tipo de negócio.

Ao implementar a ISO 9001, a empresa demonstra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente. Fazendo com que o funcionário entenda melhor os processos e seu trabalho. Assim, é muito provável que o profissional se sinta motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e abraçar as mudanças que a certificação acarreta. Ter profissionais motivados e engajados é um diferencial considerável.

O objetivo da norma, é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresa serão criados de modo organizado e consistente, afim de que adquira uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa.

– Quais os procedimentos para conseguir a certificação?

Para obtenção da certificação (ISO 9001:2015) a empresa precisa se reorganizar/reestruturar, esse processo normalmente leva de 6 a 8 meses (dependendo da empresa e recursos), para isso necessita implementar as etapas a seguir:

  • Identificar o Contexto da Organização e Partes Interessadas (Análise da empresa, Definição do Escopo do SGQ, Determinação dos Processos, Determinação dos Objetivos Organizacionais);
  • Mapeamento dos Processos;
  • Definição da Liderança, Política da Qualidade, Objetivos e Metas, Riscos e Oportunidades;
  • Definição dos recursos para atendimento do Planejamento (pessoas, infraestrutura, ambiente de processos, recursos de monitoramento e medição, conhecimento organizacional);
  • Operação (atividades de produção ou prestação de serviço, procedimentos, instruções de trabalho, faturamento, entrega, pós entrega e solicitação de garantia);
  • Ações Corretivas (metodologia para corrigir eventuais problemas tratando suas causas e evitando que voltem a ocorrer);
  • Auditoria Interna (processo para verificar se os procedimentos e processos estão sendo atendidos);
  • Auditoria Externa (realizado pela certificadora contratada para certificar o SGQ da empresa);
  • Certificação (Recomendação da certificadora que o SGQ da empresa foi aprovado).

– Quais mudanças estão sendo realizadas na Luminosos?

Contratação de um Coordenador da Qualidade + Consultoria para implementação da ISO 9001:2015;

Definição da estrutura organizacional da empresa e Macrofluxo de Processo;

Redefinição de regras internas, treinamentos, mapeamento dos processos, elaboração de procedimentos e instruções de trabalho.

– Como está sendo o processo de implantação da ISO 9001:2015 na Luminosos?

A implantação iniciou-se em Outubro de 2018, com previsão de conclusão (obtenção da certificação) em Maio de 2019.

– A ISO 9001 tem validade?

A ISO 9001 tem validade de 03 anos (contrato com a certificadora) e deve passar por auditorias anuais para garantir a integridade e a manutenção do sistema de gestão.

By |2018-12-18T14:43:19+00:00dezembro 14th, 2018|Sem categoria|0 Comentários